A Casa

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“... os contrastes (...) integram o espinho na flor”
Galeno d’Avelírio - poeta cruzalmense

sexta-feira, 23 de abril de 2010

REGULAMENTO DO V FESTIVAL DE MÚSICA JUNINA DE CRUZ DAS ALMAS

V FESTIVAL DE MÚSICA JUNINA DE CRUZ DAS ALMAS


Dias 28 de maio de 2010 (eliminatória) e 4 de junho de 2010 (final)


Local Casa da Cultura Galeno d’Avelírio (eliminatória) e Praça Multiuso (final)

Inscrições: 22 de abril a 14 de maio de 2010


REGULAMENTO GERAL

O Festival de Música Junina de Cruz das Almas é promovido e realizado pela Fundação Cultural Galeno d’Avelírio e pela Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, com Apoio Cultural da Petrobrás.

I - OBJETIVOS:

1) Incentivar a criação de música junina de raiz como forma de resgate e valorização das tradições rurais ao tempo em que desperta o interesse da população para a importância dos ritmos musicais como xote, baião, xaxado, dentre outros, rica fonte de cultura e de lazer;

2) Aprimorar e desenvolver a cultura musical, promovendo um intercâmbio artístico-cultural, altamente gratificante a todos os elementos geradores da cultura;

3) Revelar novos talentos.

II - DAS INSCRIÇÕES

1) As inscrições serão formalizadas através da apresentação da letra da canção, em 07 (sete) vias impressas, em computador ou em máquina datilográfica, acompanhadas de CD, com linha melódica e harmonia claras e audíveis. As mídias das músicas não selecionadas ficarão à disposição dos autores durante 30 dias, após o que serão destruídas (não serão aceitos MD e Mini-cassete).

2) Cópias da Cédula de Identidade, do Cadastro de Pessoa Física – CPF e de um comprovante de residência.

3) Cada autor (a) poderá inscrever 02 (duas) músicas, só ou em co-autoria.

4) No CD (um para cada música) só poderá constar o nome da música e o número de inscrição, que deverá ser colocado pelo servidor responsável pela inscrição, sendo vedada a identificação nominal do candidato.

4.1) No caso de parceria, a inscrição poderá ser feita por um dos compositores, desde que este apresente autorização legal assinada pelo (s) outro(s), parceiro(s).

4.2) Não serão aceitas inclusões de parcerias após o encerramento da fase de inscrições.

5) Serão aceitas inscrições via correio, com data limite da postagem até o dia 07 de maio de 2010 (sedex ou registrada).

6) As músicas deverão ser inéditas e originais.

6.1) Entende-se como música inédita aquela não divulgada publicamente em rádio, televisão, outras formas de espetáculos públicos, ou gravada com finalidade comercial;

6.2) Entende-se por original a música não plagiada, tanto a melodia como a letra da composição.

7) Não poderão se inscrever no festival dirigentes e funcionários da Fundação Cultural Galeno d’Avelírio e da Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, bem como seus dependentes:

8) Para maiores informações, entrar em contato com a Fundação Cultural Galeno d’Avelírio ou (75) 9119-5058; (75) 8177-1710 ou pelo e-mail galenodavelirio@yahoo.com

9) As inscrições poderão ser efetuadas de 22 de abril a 14 de maio de 2010, na Casa da Cultura Galeno d’Avelírio, situada na rua XV de Novembro, 56, Centro - Cruz das Almas – Bahia ou pelo correio.

III - DA PRÉ-SELEÇÃO E ETAPAS FINAIS

1) Dentre as inscritas, serão selecionadas 20 (vinte) composições, escolhidas por uma Comissão de Triagem indicada pela Comissão Organizadora do Festival, que participarão da semi-final no dia 28 de maio de 2010, na Casa da Cultura.

1.1) A pré-seleção será realizada em local fechado, com a presença apenas do pessoal convocado para tal fim.

1.2) O resultado das músicas pré-selecionadas para semi-final será divulgado no dia 17 de maio de 2010 nos sites da Fundação Cultural Galeno d’Avelírio, da Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, rádios e outras mídias locais.

2) Na semi-final serão escolhidas 10 finalistas que participarão da final no dia 04/06/2010 na Casa da Cultura.

3) A ordem de apresentação das músicas será determinada por meio de sorteio com a presença dos respectivos compositores ou representantes em data e local oportunamente divulgados.

IV - DA PREMIAÇÃO FINAL

1) Dentre as 10 músicas classificadas para a final serão distribuídos os seguintes prêmios:

1º Lugar: R$ 1.000.00 (Hum mil reais);

2º Lugar: R$ 600,00 (Seiscentos reais);

3º Lugar: R$ 400,00 (Quatrocentos reais);

Melhor Intérprete: R$ 400,00 (Quatrocentos reais);

Aclamação Popular: R$ 400,00 (Quatrocentos reais);


2) Além da premiação em dinheiro, será gravado um CD com as dez músicas finalistas, cabendo a cada compositor 15 (quinze) CDs correspondentes ao pagamento dos direitos autorais.

3) Os pagamentos a pessoa física (premiação) sofrerão retenção de imposto de renda na fonte, de acordo com a tabela vigente.

V- DO JÚRI

1) A classificação das músicas e a atribuição de prêmios ficarão a cargo do júri, composto por membros escolhidos pela Comissão Organizadora.

2) Ao Presidente do júri caberá a direção dos trabalhos de julgamento, zelando pela autonomia e cumprimento do processo de votação, cabendo-lhe o voto de desempate.

3) Cada pessoa presente na final receberá um cupom de votação para escolher a música vencedora por aclamação popular.

4) As decisões do júri, uma vez comunicadas à Comissão Organizadora, serão irrecorríveis.

VI - DOS ENSAIOS E APRESENTAÇÃO

1) Cada intérprete só poderá defender uma música.

2) As músicas classificadas poderão ser interpretadas pelos autores ou por intérpretes indicados.

3) Os concorrentes terão direito a 30 minutos para os ensaios nos dias 18, 19, 20 , 21, 24 e 25 de maio de 2010, na Casa da Cultura, das 19 às 21:30 horas, obedecendo a ordem de inscrição para o ensaio.

4) Os candidatos terão à sua disposição toda a aparelhagem que estiver instalada na Casa da Cultura Galeno d’Avelírio e o apoio de uma banda, se assim o desejar.

5) Na semi-final e na final, logo após o anúncio de chamada pelo apresentador, o concorrente terá 05 (cinco) minutos de prazo para iniciar a execução da música.

6) O não cumprimento a esse artigo implicará na perda de um ponto e o não cumprimento de uma segunda chamada, com tempo estipulado pela Comissão, o concorrente será desclassificado;

VI - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1) A Comissão Organizadora poderá suspender o Festival, sem que isso caiba a qualquer participante o direito de reclamação.

2) O CD, com as dez músicas finalistas, será gravado com os mesmos intérpretes que defenderam as músicas nas Semifinal e Final.

3) Os intérpretes deverão comparecer ao local da gravação no dia e horário marcado pela Comissão Organizadora.

4) A Comissão Organizadora poderá excluir aqueles que não cumprirem as normas do presente regulamento.

5) Não haverá empate em nenhuma das premiações

6) A Comissão Organizadora não se responsabilizará pela hospedagem dos compositores e grupos concorrentes, entretanto, colocará à disposição dos interessados o endereço e telefone dos hotéis da cidade.

7) A Comissão Organizadora poderá, a qualquer momento, excluir do Festival a música cujos participantes não observarem as disposições e contrariarem as normas da organização do evento.

8) A simples inscrição da música no V FESTIVAL DE MÚSICA JUNINA de Cruz das Almas, pressupõe a aceitação e concordância com todos os termos do presente regulamento.

9) Os casos omissos ou não esclarecidos neste regulamento, serão objeto de deliberação pela Comissão Organizadora.

Cruz das Almas, 22 de março de 2010.

Comissão Organizadora: Fabrício Salomão, Cristiane Alves Oliveira, Isabela P. Viana.

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